Eu líder? Socorro, me tirem daqui!!

Tempo de leitura: 5 minutos

Outro dia, navegando pelas redes sociais, um comentário me chamou bastante atenção! Estava escrito que para uma empresa continuar lucrando e sendo saudável é só desligar o CEO e os C-levels, pois além de sobrar dinheiro poderá melhorar a condição de quem realmente faz, o pessoal da Operação.

Confesso que li esse comentário por 3 vezes e passei em todas elas por um misto de sentimentos ou tive mix feelings, se preferir! Primeiro veio surpresa, depois dúvida: “será?” e por fim, perplexidade. O que faz um profissional entender que um negócio caminha bem melhor se não houver ninguém na liderança do barco?

Por que as lideranças estão com a imagem tão arranhada? Nos serviços que temos prestado pela SOMNIA temos visto, cada vez mais, o quanto os times têm olhado para suas lideranças como um “bando de pessoas que ganham altos salários, que só se intrometem no trabalho operacional não permitindo o aprendizado e crescimento e que na hora de levar os louros se colocam na frente como os salvadores da pátria sem deixar espaço para que o verdadeiro herói se manifeste e receba os elogios merecidos.” Acreditam que a contribuição das lideranças é tão mínima ao ponto de entenderem que não fazem falta em uma estrutura. Isso dói, não é mesmo?

Isso me faz imaginar como seria uma empresa sem lideranças!. Seria um grupo de pessoas autogeríveis, que não precisam responder a ninguém sobre metas a serem cumpridas, que fariam sua própria agenda produtiva, que ao mesmo tempo que produziriam, planejariam, venderiam os produtos gerados e por fim seriam os guardiões da bussola cuidando e mostrando para onde navegar, e não seriam só responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa, mas também pelos lucros, pelas despesas, pela sobrevivência do negócio….será que as pessoas estão preparadas para tanta responsabilidade ou é mais um chororô que não para olhar o todo, mas apenas a parte que me cabe? Será que um modelo desse realmente daria certo?

Há anos ouço sobre grandes líderes que não só inspiraram as pessoas, mas ajudaram a mudar o rumo da história! Será que não é mais importante termos pessoas assim? Será que não temos mais pessoas com a habilidade de motivar e conduzir pessoas para acreditem em si mesmas e tirem o melhor do seu potencial para construir um futuro melhor? Incrível constatar que em plena era do conhecimento, do acesso fácil e rápido da informação, ainda existam pessoas que sabem fazer direito quando são chamadas a assumir uma cadeira de gestor ou de liderança. É bom receber o bônus, mas tem uma outra parte do papel que exige interesse genuíno e vontade de transformar e acredito que é isso que esteja faltando nas lideranças, motivo pelo qual este papel está se deteriorando!

Aí eu volto para minha reflexão no início deste texto: O que está acontecendo com as lideranças das empresas? Que tipo de papel estão exercendo com seus times a ponto de mais atrapalharem do que inspirarem? Sei que não estou falando de 100% dos profissionais que estão nessa posição, mas parece ser a maioria dos que estão se sentando nesta cadeira!

Nessa brincadeira o mundo continua a todo vapor! Mal assimilamos como sobreviver no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), lembro que a primeira vez que ouvi essa sigla me arrepiei pela sensação liquida e incerta em que o mundo dos negócios estaria se apoiando, e temos que assimilar sobre o mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), um acrônimo criado pelo antropólogo Jamais Cascio ao analisar o caos que vivemos durante e pós a pandemia. Mais uma vez o mundo dos negócios precisa tirar do armário o cinto de mil utilidades, se adaptar e fazer as mudanças rapidamente para sobreviver a este novo dia a dia. E as lideranças para estarem a frente disso?

Imagine você! Dono ou CEO de uma empresa, focado 25 horas do seu dia em fazer seu negócio prosperar e ainda ter que dar conta de um novo mundo em que: as regras não são fixas, pois navegamos por um universo intangível e sem fronteiras; caótico, ou seja, cheio de incertezas em que cada vez mais se fala em testar seu produto antes de ir para o mercado ficando à mercê das pessoas não gostarem do que criou e ainda falar mal de seu produto para sua rede; ter que ser inovador e criativo em gerar novos serviços que encantem o cliente, pois cliente desencantado faz campanha contra sua empresa e ter que aprender uma nova forma de se comunicar com seus cliente potenciais, pois caso fale algo errado ou seja mal interpretado também não conseguirá sair do outro lado, mesmo que você tenha feito isso uma vida!!

Ufa! Até eu perdi o fôlego lendo isso! Conseguiu deixar tudo isso passar por sua imaginação? Então calma! Não quero deixar você com mais cabelos brancos ou dizer que precisa ir para o Tibet passar um tempo com os monges até que o mundo pare de rodar. Estou querendo te dizer que, com essas reflexões, apesar de parecer que acaba de entrar na montanha russa mais maluca do universo, em algum momento você se acostumará com as curvas, saberá o momento de jogar com o corpo para sentir menos impacto, entenderá o momento de desacelerar e acelerar novamente. Toda montanha russa tem que ter seu momento de parada, manutenção, troca de coisas ultrapassadas por coisas novas meu amigo e com você não vai ser diferente!

Chegou o momento de você olhar para sua empresa e entender o que deve fazer de diferente para durar mais 10, 20 anos! Quais peças ou processos deve mudar para que tudo rode redondo novamente, quais skills deve ter como o principal líder da sua empresa e quais mudanças deve fazer na sua forma de se relacionar com seus times.

Lembra que começamos esse texto falando sobre imagem arranhada, pessoas sem preparo para sentar-se em uma cadeira de liderança e times decepcionados com quem tenta fazer esse papel? Pois é! É por aí que teremos que começar! Faxina geral!!

De que adianta você ficar cobrando sua área de RH sobre a demora no fechamento de suas vagas, de que adianta você ficar se queixando do perfil das novas gerações se você não tem parado para olhar para dentro da sua casa e pensar em alternativas de como fazer diferente? Sim, meu amigo. É simples assim! Você já tem um time que faz a sua empresa rodar e estar na briga com você até hoje. Você já contratou pessoas que te trouxeram até aqui, então por que não torná-las ainda mais excepcionais e investir em quem realmente veste sua camisa e se orgulha do que faz?

Ao invés de trazer um profissional do mercado com 20% a 30% de aumento salarial, e não me olhe com essa cara de espanto, pois trabalho com esse tema há mais de 20 anos e a pressão faz com que muitos executivos façam isso e você dono, nem chega a saber de quanto foi essa negociação. E te conto mais um pouco, pelo fato dos executivos estarem pressionados até as tampas com metas, entregas, e etc não investem naquilo que realmente fará a grande virada no seu jogo, o time da casa!

Olha só, acredita em mim, você pode fazer muito melhor que isso! Tenha a mesma dedicação que você tem em ganhar dinheiro com o ganhar dinheiro através do seu time! Se você é um cara que sabe fazer um bom planejamento para sua empresa, faça também para as pessoas que estão remando o barco junto com você! Como? Conheça-os, entenda suas aspirações, identifique seus gaps, monte um super plano de desenvolvimento para essas pessoas, faça da sua empresa um grande celeiro de profissionais bem-preparados e bem-sucedidos. Eu te ajudo a fazer isso! É só falar com a SOMNIA que poderemos traçar uma excepcional estratégia de pessoas para sua empresa.

Você está olhando para esse meu texto com ar de incrédulo! Bom, isso você já tem, então por que não faz diferente e liga para nós para se certificar do que eu estou falando? Espero que você não seja daqueles que têm medo de inovar e ousar, preferindo seguir a maré e participando das mesmas reclamações, o que tem sido comportamento da maioria de seus colegas empreendedores! Aproveite esse início de ano em que energias e promessas são renovadas e passe a agir. Vamos lá?

Compartilhe:

\\\ Mais lidos

A busca pela Gestão de Pessoas

Liderança importa. Importa? Claro que importa!!!

Eu líder? Socorro, me tirem daqui!!

\\\ Postagens relacionadas

A busca pela Gestão de Pessoas

Liderança importa. Importa? Claro que importa!!!

Fique por dentro
e receba conteúdos exclusivos