Embora o tema Gestão de Pessoas esteja sendo discutido e trabalhado há algum tempo, ainda se vê um número muito pequeno de empresas que conseguiram implantar com sucesso. Ainda há muitos executivos sofrendo com este tema, encontrando dificuldades em contratar adequadamente, desenvolver seus profissionais e conseguir que seus times estejam alinhados com os objetivos da empresa, assumindo suas responsabilidades com autonomia. Não bastasse isto tudo, ainda mais recente surge uma dificuldade enorme de retenção de seus colaboradores, especialmente os talentos.
Este cenário tem gerado uma angústia nas corporações, independente do seu tamanho ou dos seus desafios. Heads de Recursos Humanos se sentindo responsáveis por virar este jogo, muitas vezes pressionados e em alguns casos até frustrados, ao mesmo tempo que os empresários, CEO’s e heads de áreas deixam de olhar para o futuro e estratégia garantir o sucesso e a perpetuidade de seus negócios, para cuidar dos temas do dia a dia, se sentindo sufocados pelo trabalho.
A péssima notícia é que os problemas gerados pela falta de uma boa Gestão de Pessoas, que têm aumentado visivelmente nos últimos tempos, não deixarão de estar cada vez mais presentes na operação das empresas, exigindo um esforço maior das lideranças e um alto custo invisível (pouquíssimas empresas são capazes de mensurar, mesmo que por estimativas, o custo da perda de um profissional) perdendo os investimentos em conhecimento dos profissionais que deixam a empresa, gerando sobrecarga nos times, muitas vezes causando stress e até burnout, aumento dos custos com horas extras e, principalmente, impactos na produção e receitas.
Então, como fazer para mudar este cenário e conseguir um diferencial competitivo?
Como eu já comentei, embora este tema não seja novo nas corporações, a verdade é sempre foi ações pontuais, implantando programas com baixo resultado, investindo em desenvolvimento que não traziam resultados para a empresa, desenvolvendo lideranças com pouco impacto na gestão dos times, entre outros fatores.
A boa notícia é que os mecanismos para preparar um time alinhado com os objetivos da empresa e capaz de gerar diferencias e uma cultura harmonia e produtiva são os mesmos que conhecemos hoje.
Então, por que deram pouco resultado até hoje?
Porque eles precisam ser implantados de uma forma estruturada, planejados de forma estratégica para gerar times adequados a sua empresa. É necessário implantar as ferramentas adequadas para a gestão e acompanhamento.
É fundamental identificar com clareza o propósito e cultura da empresa, bem como os objetivos do Plano Estratégico do negócio. Só então definimos a estrutura organizacional, refletindo e identificando o perfil de cada cargo da empresa com um olhar para o futuro. Este material será fundamental para realizar recrutamentos assertivos, avaliar performance de cada profissional, construindo planos de desenvolvimento individuais para evoluir continuamente os times, potencializando o tempo e dinheiro investido em treinamento, identificando os talentos e os possíveis sucessores que garantirão o futuro da empresa.
Quanto o foco em pessoas é capaz de gerar uma visão mais estratégica, com uma estrutura capaz de sustentar todas as etapas básicas da Gestão de Pessoas, os resultados e o engajamento dos líderes e equipes são obtidos rapidamente, gerando resultados imediatos.
Pode parecer difícil, pelas experiencias que já foram vividas, mas o fato é que fica muito fácil implantar e colher frutos, mantendo o compromisso com a boa Gestão de Pessoas quando estes pilares são construídos.
Os resultados na contratação, desenvolvimento e retenção dos times e a garantia de times alinhados, comprometidos com a empresa e felizes é percebido num curto espaço de tempo. Além disso, o fato de estar sempre refletindo sobre a estrutura organizacional e o perfil dos profissionais de uma forma estratégica, garantirá a continuidade de um time sempre atualizado e capaz.
Tenho a forte crença de que a empresa que priorizar este trabalho imediatamente criará um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, atraindo cada vez mais clientes felizes e resultados para o negócio.